24
out
Como ajustar dobradiças

Apesar de ser bem simples, muitas pessoas encontram algumas dificuldades na hora de ajustar as dobradiças de um móvel de madeira. Pensando nisso, hoje resolvemos mostrar de forma bem prática como fazer para deixar suas dobradiças certinhas e as portas de um armário bem alinhadas.

Você vai precisar somente de uma chave phillips para fazer qualquer tipo de ajuste. Analise seu móvel e veja qual é o problema: as portas estão se sobrepondo? Estão caídas? Separadas demais? Depois de ter esta percepção, é hora de mexer com os parafusos da sua dobradiça.

Para ajustar a dobradiça verticalmente, você terá que abrir a porta e afrouxar os parafusos indicados na foto abaixo, posicionando a porta no lugar certo e apertando os parafusos novamente. Faça isso na dobradiça debaixo e na de cima, sempre com cuidado para a porta não escorregar.

(Via)

Afrouxando ou apertando este outro parafuso da foto abaixo, você ajusta a porta do seu armário para dentro ou para fora. Faça tudo sempre aos poucos, fechando a porta e conferindo como o resultado está ficando. Assim você tem um controle maior do que precisa fazer e das alterações provocadas por cada parafuso. Não esqueça de ajustar uma dobradiça de cada vez!

(Via)

Este último caso abaixo move a dobradiça diretamente. Apertando o parafuso no sentido horário, você traz o canto da porta mais próximo do quadro; afrouxando, a porta se afasta, fazendo o sentido contrário. Vá ajustando aos poucos, apertando ou afrouxando e analisando o resultado, até as duas portas ficarem bem alinhadas.

(Via)

Veja só uma demonstração de ajuste neste vídeo:

E aí, ajudou? O que mais você gostaria de ver aqui sobre cuidados com móveis de madeira?