18
out
Como pintar as paredes

A parede azul não combina mais com o sofá novo? O branquinho perdeu a graça ou você simplesmente acordou com vontade de dar um tapa na parede da sala de estar? Então não perca tempo e nem passe vontade. Com estas dicas você vai poder colocar a mão na massa sem medo de ser feliz, e transformar a  parede do seu lar sozinha, no maior estilo “faça você mesma”.

Passo 1: Preparando a parede para receber a tinta

Nem sempre a parede que você quer pintar está pronta, zeradinha. Ela pode estar mofada, ter vários buracos de parafusos e muitas outras imperfeições que irão impedir com o que o resultado final fique 100%. Para deixá-la certinha e pronta para receber uma nova cor, você precisará encarar a massa-corrida.

(Via)

Com uma espátula, tire um pouco da massa-corrida da lata e passe na desempenadeira, para em seguida passar sobre a parede acima das imperfeições com movimentos vai e vem. Espalhe e alise bem para ficar uniforme, parando somente quando a superfície estiver lisa.

(Via)

Depois é hora de lixar! Espere secar por 5 horas e, com uma lixa 180, lixe a superfície para remover qualquer rebarba.

(Via)

Repita todo o processo uma segunda vez, para a parede ficar bem lisinha. Depois é só passar um pano seco limpo para remover o pó criado pela lixa. Sua parede já está prontinha para receber a tinta! \o/

Passo 2: Pintando a parede

Agora chegou a hora da diversão: escolher uma nova cor de tinta (PVA à base de água ou acrílica) para pintar a sua parede. Escolha um tom do seu agrado e que combine com sua decoração e prepare seu espaço para começar a pintar. Forre o chão com jornal e delimite o rodapé, o teto e as laterais com fita crepe, para o acabamento ficar certinho.

(Via)

Para pintar, mexa bem o conteúdo da lata para a tinta ficar homogênea. Em seguida, despeje um pouco da tinta em uma bandeja própria para pintura e mergulhe o rolo de lã sintética, batendo na bandeja para tirar o excesso.

(Via)

Deslize o rolo pela parede seguindo uma só direção e mergulhe novamente na bandeja assim que precisar de mais tinta. Os detalhes próximos à fita crepe que você colou, deverão ser feitos com um pincel para que o acabamento fique perfeito.

(Via)

Espere secar e aplique mais uma demão, até a pintura ficar uniforme. Algumas ficam perfeitas já na segunda demão, outras precisam de uma terceira. Analise o resultado para decidir quantas serão necessárias. Depois disso é só esperar secar e pronto! Sua parede está linda e renovada para decorar a sua casa. Não esqueça de lavar o rolo e os pincéis depois de pintar, para que seus materiais durem bastante. =)

Fonte: Mdmulher

Se você quiser uma demonstração, a Vero do Além da Rua Atelier fez dois vídeos legais mostrando a preparação da parede e a pintura de fato. Vale dar uma olhada para tirar todas as dúvidas! Clique aqui e aqui.

Quem aí tem mais dicas para pintar a parede?

Poderá gostar também de:

17 comentários para “Como pintar as paredes”

  1. Meninas lindas, to emocionada aqui, obrigada por indicarem meus vídeos!
    Amei o post, super explicadinho, só não faz quem não quer…
    Beijosssssssss
    Vero

  2. Oi!
    Bom ler essas instruções a poucas semanas para minha mudança. Eu e marido vamos fazer o mutirão pintura para economizar! Abç!

  3. MMM disse:

    A gente é que ammma seus vídeos, Vero!!! <3 Você é uma fofa!
    Beijocas

  4. MMM disse:

    Isso aí, Andrezza! Mão na massa sem medo ;)
    Boa sorte na mudança!
    Beijo beijo

  5. Olinda disse:

    Adorei as dicas, pois estou pintando a casa e optando por cores, o que tem alegrado a família toda. Só não podemos nos esquecer de ler as instruções do fabricante, para saber a quantidade de água potável que a tinta precisa, hoje há tintas que aceitam até 50% de água, o que faz a tinta render mais e dar melhor acabamento, pois tinta muito grossa deixa vestígios na parede. Beijo

  6. Samantha disse:

    Sempre achei que era necessário diluir a tinta para pintar.

  7. MMM disse:

    Boa, Olinda! É sempre importante prestar atenção nisso e até perguntar sobre a tinta para o vendedor nas lojas especializadas. Eles geralmente manjam tudo!
    Beijocas e obrigada pelo comentário!

  8. MMM disse:

    Samantha, algumas tintas precisam ser diluidas sim, esquecemos deste detalhe. Na lata das tintas você encontra informações sobre como diluir e o rendimento. =)
    Beijinhos

  9. [...] O blog Minha casa, minha cara, da Meu Móvel de Madeira, fez um post maravilhoso, com dicas para pintura de paredes, e indicou os 2 vídeos que fiz sobre este assunto. Saí pulando pela casa, né? Amo a equipe MMM!!! Para acessar o post, cliquem aqui. [...]

  10. karen disley disse:

    OI,
    VIM PRESTIGIAR A VERO, ESSE ENCANTO DE PESSOA QUE DIVIDE SEU TALENTO CONOSCO, COM TANTA HUMILDADE.
    VERO, PARABÉNS!
    SUCESSO!
    BJS!
    KÁREN

  11. Rosemary Pinheiro disse:

    Na semana do feriado vou pintar minha sala

  12. Fatima Cordeiro de Almeida disse:

    Bom dia,
    Obrigada pela dica, apesar de ter um pintor exelente, mais sempre é bom ter uma boa explicação e nunca é demais estar sempre aprendendo as novidades.
    Que Deus esteja sempre abençoando vcs em nos enviar as novidades de casa madeira.

  13. joenia disse:

    oi parabens pela indicacao,pois estou sempre pintandp as paredes d minha casa.bjs muito obgada

  14. Nice disse:

    Gostei muito da matéria de como pintar uma casa, eu amo casa colorida.

  15. clara amelia campos disse:

    Olá moça bonita, sempre gostei de partilhar e compartilhar e você fez a diferença.

  16. Freitas disse:

    Gostei do artigo, pois ajuda bastante na hora de pintar uma parede da sala ou quarto.

  17. Rosa Costa disse:

    Estou pesquisando sobre como pintar as paredes da minha casa e, achei super explicadinho.Acho que vou acertar pintando eu mesma.Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário