28
mar
Decorando com azulejos

Muito usado pelos portugueses, porém de origem árabe, o azulejo passou por vários países do mundo, recebendo influências de cada cantinho. Aqui, no Brasil, esta cerâmica esmaltada e brilhante foi usada na decoração, mas também como expressão artística: muitos fizeram arte nos pequenos quadrados impermeáveis por aqui.

Na decoração, o seu uso era bem limitado, servindo para decorar cozinhas e banheiros. Hoje, a gente tem toda a liberdade do mundo para ousar e brincar bastante, usando estes pequenos fragmentos para decorar a mesa da sala de jantar, uma moldura de espelho no quarto, o cantinho das plantas numa área externa… Ou em qualquer outro lugar que desejar.

Na cozinha e no banheiro, eles continuam sendo boa pedida. Um painel de azulejos de diferentes cores e padrões em uma faixa da parede da cozinha traz descontração e alegria ao ambiente, além de proteger a parede e ser extremamente prático para limpar.

Este patchwork de azulejos só deixa a decoração ainda mais rica… Além de lhe oferecer a oportunidade de gastar pouco, buscando opções em Cemitério de Azulejos, sem precisar comprar novos e em grande quantidade.

Montar um mosaico no tampo da mesa de jantar também é uma ótima saída para fugir da mesmice. E aqui o lance da praticidade se repete: bonito e facinho de limpar.

Em vez de pintar uma faixa da parede com tinta, escolha uma faixa para preencher de azulejos. O resultado:

Ou, então, emoldurá-los com uma moldura de madeira e colocar na parede. Uma ideia parecida com as colagens, só que feita com quadradinhos de cerâmica.

(Imagens: Casa.abril)

Aproveite todas as opções de cores e montagens e se jogue nos azulejos!
Qual dessas ideias você faria em casa?

Poderá gostar também de:

14 comentários para “Decorando com azulejos”

  1. deise soares disse:

    oieeee
    os patchworks estao com tudo ne! a prova disso é q as grandes marcas estao se rendendo e fazendo coleções inteiras deles!!!

    amei!
    abraços

  2. Juliana disse:

    Oi, Larissa! Puxa! Estou há um tempinho me programando para passear aqui no seu blog e retribuir suas visitas ao nosso! Você é uma simpatia, viu? :)
    E sobre azulejos na decoração, a Paulinha fez uma parede na cozinha dela só com uns bem vintages. Quando postarmos as fotos, te falo, tá? Vamos trocando idéias… Bjs! Ju

  3. Juliana disse:

    Agora que vi que nosso blog está linkado aqui! Que chique! Vamos colocar o seu também na nossa lista de blogs lá no Minha Filha Vai Casar! Obrigada pela gentileza… :)

  4. Marcia disse:

    Ai, querida, acho que eu faria todas essas ideias aqui em casa. Sou louca por ladrilhos hidráulicos, especialmente por essas composições que lembram patchwork.
    Beijoca

  5. [...] Minha Casa Minha Cara Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Decoração e marcada com a tag azulejos, [...]

  6. susi disse:

    Oiii, vim agradecer a visita e conhecer seu espaço. Adorei seu blog. Esse post ta perfeito,gosto de azulejos na decor.
    bj

  7. ola todas as idéias muito legal já coloquei um post sobre azulejos tb são mágicos gostei do banheiro e do quadro ah da mesa tb aparece pra uma visitinha
    Bjs da Ro.

  8. MMM disse:

    Oi, Rosana! com certeza passaremos no seu blog! Um beijo e obrigada pela visita =)

  9. Dilcea Barretp disse:

    Gostei muito do patch na parede, como faz? com que que cola? poderia me dar umas dicas.

  10. MMM disse:

    Oi Dilcea! Eles são fixados como qualquer outro azulejo, com argamassa. =)
    Aqui tem um passo a passo bem detalhado de como fazer, veja só: http://www.facavocemesmo.net/assentamento-de-azulejos-em-paredes/
    Espero ter ajudado!
    Obrigada pela visita

  11. analucia disse:

    nossa gosteimuito das dicas parabens pelo site :}

  12. wany disse:

    Amei as idéias, muito criativas e alegres, eu faria todas, mas amei muito a parede da cozinha bem colorida linda!

  13. IVETE SOVERNIGO disse:

    AMEI ESSA IDÉIA DE AZULEJOS COLORIDOS…VOU USAR ESSA IDEIA

  14. Silvia Helena Camargo disse:

    Amei todas as sugestões. Adoro azulejos de todos os tipos, principalmente os que tem desenhos.

Deixe um comentário