8
nov
Hortinha em casa

Ter uma horta em casa pode fazer parte da realidade de qualquer pessoa, basta querer. Afinal de contas, é possível cultivar hortaliças, temperos e pequenas flores em uma casa ou em um apartamento. Não importa a quantidade de espaço que você dispõe: sabendo utilizar os recursos certos, é possível criar uma hortinha bonita e saudável em qualquer ambiente, desde que você tenha vontade e dedicação.

As vantagens de ter uma horta em casa são diversas. Uma delas são o conforto e a delícia de poder colher hortaliças fresquinhas, como alface, rúcula, couve e cebolinha diretamente do quintal de casa. Também é ter uma alimentação mais saudável consumir verduras que foram cultivadas cuidadosamente por alguém que você confia: você mesma. Como se não bastasse tudo isso, mexer na terra também é terapêutico: o tempo gasto com os cuidados com as plantas te fará relaxar e descansar a mente.

Elas são ótimas para a saúde e para os olhos: quando bem organizadas, conseguem decorar o jardim como ninguém e entram em plena harmonia com o restante das flores.

Para montar uma hortinha em casa, você poderá utilizar algum espaço do seu quintal, de preferência uma parte que esteja em contato direto com o sol. Ela deverá ser confeccionada em um lugar plano, delimitado por muretinhas, pedras ou cerquinhas de madeira. Você poderá fazer o cultivo das hortaliças na própria terra do jardim, com os torrões desmanchados e a terra preparada com adubo. Essa será sua hortinha horizontal no quintal de casa.

Ou então poderá fazer o plantio das hortaliças em vasos, usando brita no fundo para ajudar na drenagem da água da chuva. Lembre-se de que a terra não deverá ficar encharcada, pois pode causar o apodrecimento da raiz da planta. Acima das pedrinhas, é só colocar um pouco de areia e do substrato preparado. Clique aqui para saber o que adicionar no adubo!

Para espaços reduzidos, a horta vertical é a melhor pedida. Bonita e adaptável em qualquer canto da casa ou do apartamento, ela suporta plantas de pequeno porte e pode ser feita de vários materiais, até mesmo, de garrafa PET.

Ao instalar a horta vertical, prefira um local bem iluminado: próximo a janela ou a varanda do apê. A terra deverá ser preparada com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio e as plantas escolhidas deverão ser aquelas com raízes mais curtas.

Tais hortinhas, além de fornecerem consumo sustentável, também são ótimas, pois reabsorvem uma boa quantia da água da chuva, o que impede os alagamentos.

E você, já tentou fazer a sua em casa?

Poderá gostar também de:

40 comentários para “Hortinha em casa”

  1. Marcia disse:

    Sou simplesmente apaixonada por hortas em canteiros (já que não tenho espaço para ter uma no chão, rsrs). Vira e mexe me dá os 5 minutos e compro várias mudinhas de temperos. Elas ficam lindas por um tempo e depois acabam morrendo. Mas sou brasileira e não desisto nunca, então elas são devidamente repostas e a brincadeira continua. :D
    Boa semana!!!

  2. Júlia disse:

    Aaaaai, sempre tive vontade de ter minha própria hortinha…mais sou tão relapsa com plantas…fico com medo de matar as pobrezinhas =/

    Mais amei as dicas…o dia que eu tiver coragem venho aqui seguir os conselhos.

    Bjinhos

  3. MMM disse:

    Que bacana, meninas! Espero que vocês não desistam mesmo, pois no final das contas o esforço vale muito a pena! Heheh

    Obrigada pela visita =)

  4. Olá! Que lindas essas hortinhas, tem algumas bem fáceis e práticas para fazer em apartamentos. Eu como sempre morei em apê tive que me adaptar com o espaço e arrumar um cantinho para ter uma hortinha.

    Gostei das dicas mesmo, beijos!

  5. MMM disse:

    Bacana, Cíntia! Fico feliz que tenha gostado! Estas hortinhas verticais são bem bacanas para ter em varandas de apartamento. Dá para montar umas bem fofas. :)

    Obrigada pela visitinha! Continue acompanhando! =)

  6. Ana Cristina disse:

    Muito bom mesmo! Adorei as dicas.

  7. Carol disse:

    Olá, fiz uma hortinha em casa. Mas tenho duas dificuldades muito sérias: falta de espaço e duas gatas para comer as plantinhas. Minha mãe comentou que antigamente ela tinha uma haste de pressão (no mesmo sistema que tem aquelas para fazer excercícios, que se prende na porta), que prendia do chão até o teto, e tinha os espaços para as plantas ficarem suspensas. Vocês bem que poderiam pensar numa solução assim, para apartamentos. Fica a sugestão.

    Abraços!

  8. MMM disse:

    Olá Carol! Obrigada pela sugestão! =)

    A ideia de colocar uma horta que vai do chão até o teto, vai de encontro com nossa dica sobre a horta vertical ;)
    Que otimiza os espaços e funciona superbem!

    Mas no seu caso com duas gatinhas… É realmente complicado! Hehe Elas podem começar a gostar da brincadeira e ficar escalando sua hortinha. Talvez bolar uma proteção com tela seria uma boa saída.

    Beijos

  9. Tatiana disse:

    Olá, no caso de apartamento, como devo proceder em relação à incidência de sol? Penso em fazer um tipo de horta usando latas de leite (separando por espécie) ou em panela de barro (aqui no meu estado – ES tem sido muito usada para cultivo de “hortaliças de apartamento”.
    Bjão

  10. MMM disse:

    Olá Tatiana! Estas soluções que você falou parecem ambas “fazíveis”, heheh. Quanto a incidência do sol, é preciso deixar sua horta ou na varanda ou próxima a alguma janela do seu apê. Também há a possibilidade de colocar algumas verdurinhas no teto, da mesma forma que nossas mães cultivavam as samambaias, sabe?

    Espero ter ajudado =)
    Beijos e obrigada pela participação!

  11. Elvira disse:

    Adorei a idéia da horta vertical como ou onde consigo a receita para ter uma pra mim.
    grata. Elvira

  12. Geni Oliveira Tavares disse:

    Tenho algumas ervas em vasos, porém estou pra mudar de casa e aí com certeza terei uma horta bem linda e cheirosa em casa. E também fiquei sabendo que ervas como o alecrrim e manjericão, afastam alguns insetos.
    Eu amei a matéria.

  13. Glória disse:

    A MMM é formidável mesmo neh! Amei estas ideias, porém tenho uma dúvida quanto a umidade das plantas. Como procedo para realizar uma rega sadia e sem molhar o chão. Já fiz uma experiência em área livre, com morangos, no entantonão obtive sucesso. Até consultei alguns sites, mas não obtive as explicações suficientes. Abraços
    Glória

  14. Glória disse:

    A MMM é formidável mesmo neh! Amei estas ideias, porém tenho uma dúvida quanto a umidade das plantas. Como procedo para realizar uma rega sadia e sem molhar o chão? Já fiz uma experiência em área livre, com morangos, no entanto não obtive sucesso. Até consultei alguns sites, mas não obtive as explicações suficientes. Abraços
    Glória

  15. Geni oliveira tavares disse:

    Por gentileza, onde encontro aqueles vasos com nomes.

  16. MMM disse:

    Olá Geni!

    Existem várias opções na Internet :)
    Digitando no Google “vasinhos + quadro negro” você encontra diferentes opções.

    Este site é apenas um exemplo de páginas que vendem estes vasos: http://www.etsy.com/listing/59433441/chalk-pots-pink

    Espero ter ajudado =)
    Volte sempre!

  17. IARA disse:

    Por favor, qual é o esquema da horta vertical? Vocês podem me ensinar a fazer? Adorei a ideia de vocês, mas estou com dificuldade em entender como se faz. Muito obrigada.

  18. célia disse:

    Gostaria de saber em detalhes como faz a horta vertical, trabalho em uma escola e gostaria de fazer com as crianças.
    Obrigada
    Célia

  19. suely disse:

    quero fazer uma horta em casa tenho um quintal grande, mais nao sei exatamente o tipo de adulbo

  20. amei a orta de pete…

  21. Cristina Alonso disse:

    Oi.. adorei suas dicas… parabens pelo blog. Me interessei muito pela montagem da horta de pets, mas gostaria de mais detalhes para montar igual a da foto. Vc pode me enviar?

  22. MMM disse:

    Oi, Cris, tudo bem? Nós achamos as hortinhas em garrafa pet super inspiradoras mesmo. Achamos um vídeozinho que mostra umas dicas sobre o assunto pra você, dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=fvMDnexhPfg

    Abraços!

  23. maria das graças disse:

    gostaria de montar poderia enviar o passo a passo da horta vertical.Quero fazer com alunos na escola.

  24. MMM disse:

    Olá, Maria! Infelizmente, não produzimos o passo a passo. MAs encontramos alguns vídeos no Youtube, como esse: http://www.youtube.com/watch?v=ZYm129Cqx4c esperamos que seja de grande ajuda pra você. Um abraço!

  25. Fernand disse:

    gostaria de ter um projeto de horta vertical, tipo garrafas pet, hidroponica, para construir o meu próprio. necessário saber também quais os nutrientes que são empregados para cada tipo de vegetal cultivado. seria possível ter esse projeto?

  26. MMM disse:

    Olá Fernand! Aqui no site do Marcelo Rosenbaum você encontra um projetinho bem fácil de fazer para montar sua horta vertical com garrafas PET:
    http://www.rosenbaum.com.br/blog/rosenbaum-responde-ldl-48-horta-vertical/

    Aqui também tem um vídeo com um passo a passo: http://www.youtube.com/watch?v=fvMDnexhPfg

    Em relação aos nutrientes, vale a pena você conversar com quem entenda do assunto, um jardineiro ou quem cultiva hortaliças. Assim você fica por dentro de como preparar devidamente a terra para os diferentes tipos de verduras. =)
    Na hora de comprar as mudas, converse bastante com o vendedor. Ele saberá te informar.

    Obrigada pela sua visita!
    Abs

  27. Olinda disse:

    Amei essa idéia. Nesse final de semana já vou começar a montar minha hortinha vertical. Adoro plantar, mas não tenho quintal.

  28. MMM disse:

    Isso mesmo, aposte na hortinha vertical ;)
    Beijoca

  29. [...] gente já fez um post aqui sobre as hortas verticais, e mesmo depois de bastante tempo, continuamos recebendo novos [...]

  30. Simone disse:

    Amei as idéias. Sempre gostei de hortinha em casa agora com essas dicas irei cultivar mais ainda. Muito legal!

  31. [...] imaginando a Melanie comendo folhas sem reclamar ou chorar. parece uma utopia…) . Aqui e aqui tem dicas bem legais de como fazer sua horta em casa. . * [...]

  32. roberto disse:

    muito bonito …

  33. ADNÓLIA GOMESW OLIVEIRA disse:

    AMEI AS DICAS LEGAIS MESMO

  34. fernanda disse:

    olaaa adoreiii…comei a fazer a minha hortinha em garrafas pet..ate q tenho espaço ,mas achei interassante ela na garrafa pet alem de ajudar o meio ambiente me ajudo com verduras fresquinhas..mas nao entendo bem do assunto ,entao as primeiras mudinhas q fiz exagerei um poko na quantidade de sementinhas(fiz as mudinhas em copo descartavei) acho q nas proximas vou ser mais cautelosa..em breve terei alface,pimenta,beterraba,couve,rúcula,tomate,cenoura,mostarda e almeirao…falta algumas ainda…minha filha de 2 anos e 3 meses esta me ajudando a cuidar…..
    grande abraço

  35. simone disse:

    As plantas é um dos passos fundamentais para o ser humano. não me imagino sem as plantas…….. é tudo pra vida humana.

  36. Izabelle disse:

    Tenho uma horta vertical na minha casa ja faz alguns meses q to tentando mante mais é q eu morro na paraiba e aqi é mto tempo seco e as vezes elas morrem oq eu faço?

  37. MMM disse:

    Izabelle, o segredo é optar pelas plantas certas! Aqui tem algumas opções de plantas que se desenvolvem em tempo seco: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI318673-16939,00-FLORES+DE+TEMPO+SECO.html

    E invista em verduras que vão bem o ano inteiro, como o tomate, a cenoura e o alface. Na hora de comprar as mudas, converse com os vendedores! Temos certeza de que eles têm muitas dicas sobre qual tipo de legume escolher.

  38. Vânia disse:

    Olá, eu gosto muito de horta. Recentemente fiz um vídeo mostrando o meu quintal e minhas plantinhas, se quiser ver é só clicar em meu nome que irá para o vídeo.
    Espero que goste, até mais!

  39. Cica disse:

    Tenho uma sapateira exatamente igual a esta. Vou fazer!

  40. Celma disse:

    Estava procurando como fazer jardim de garrafas pet.Quando me deparei com as hortas da mesma!Fiquei apaixonada!Vou copiar.PARABÉNS PELA IDÉIA!

Deixe um comentário