1
dez
Iluminação com lustres pendentes

A iluminação é tudo em uma decoração: é ela que vai determinar o clima do ambiente ou favorecer algum aspecto específico da sua composição. E é justamente por isso que você precisa estar por dentro de todos seus segredos: para não dar mole e saber aproveitar ao máximo toda a beleza que estas luzinhas são capazes de proporcionar.

Bem no comecinho do “Minha casa, minha cara”, publicamos um post inteirinho sobre iluminação. Não deixe de conferir aqui! Hoje, vamos falar especificamente sobre as charmosas luminárias pendentes e lustres.

Estes exemplos de iluminação são mais usados em salas de jantar, posicionados estrategicamente em cima da mesa. Mas também podem estar presentes em home offices, cozinhas…

O lustre ou a luminária pendente iluminam o ambiente de forma geral, porém dão mais ênfase nos objetos que ficam abaixo dele. Por isso, é essencial que você consiga combiná-lo com mais alguns tipos de iluminação, como os spots.

Para escolher o lustre certo, você deverá prestar atenção na proporção entre a peça, os móveis e o ambiente. Um lustre deverá ter um comprimento, por exemplo, compatível ao tamanho do espaço e a altura da mesa. Nada de colocar uma luminária pendente lindíssima com o fio curto! Isso faz com que ela perca todo seu encanto e função, desvalorizando a composição do ambiente.

Existem muitas, mas muuuitas variações de tipos e estilos de luminária! Encontre a mais adequada p