8
jun
Semana do Meio Ambiente MMM

Iluminação de jardim

À luz do sol, os jardins e as plantas de nossas casas ficam supercoloridos e vibrantes, completamente iluminados com luz natural. Mas, como nossas plantinhas merecem ser valorizadas não importando a hora, é superválido planejar um bom esquema de iluminação para a noite. Só assim conseguimos aproveitar por completo a nossa área externa, deixando de lado limitações de horário.

(Google)

Colocar pontinhos de luz estratégicos em nosso jardim é saber realçar o que nossa área externa tem de melhor. E dar destaque às plantas, flores e árvores frutíferas que planejamos e plantamos com tanto carinho, pois é o mínimo que a gente pode fazer, não é mesmo? Bora fazer valer o esforço e deixar a área externa sempre linda e aconchegante!

(Modern Garden)

Veja só: este jardim é lindo, tem um pergolado tomado por trepadeiras, além de outras plantas ao redor. Sem estas luzes, como as lanternas marroquinas trazendo pontos de luz, ele perderia toda sua graça e beleza. Spots de alumínio no chão também desempenham brilhantemente seu papel, destacando a silhueta das orquídeas-bambu ao fundo:

(Casa e Jardim)

Este jardim vertical de samambaias-do-amazonas fica ainda mais interessante à noite, recebendo a luz de spots quadrados instalados nas vigas de madeira. Seu volume e sua textura ganham destaque e transmitem um efeito superbacana ao ambiente:

(Casa e Jardim)

Aqui, nesta varanda, a iluminação de LED foi inserida no vaso de castanheira-do-maranhão e no vaso de romã. E já que estamos falando de meio ambiente, que tal ser sustentável na hora de utilizar energia para iluminar suas plantas? As lâmpadas LEDs são muito mais econômicas e sustentáveis, pois agridem menos o meio ambiente. Elas convertem em até 40% a energia elétrica que consomem, contra os 5% das lâmpadas incandescentes.