8
jun
Semana do Meio Ambiente MMM

Iluminação de jardim

À luz do sol, os jardins e as plantas de nossas casas ficam supercoloridos e vibrantes, completamente iluminados com luz natural. Mas, como nossas plantinhas merecem ser valorizadas não importando a hora, é superválido planejar um bom esquema de iluminação para a noite. Só assim conseguimos aproveitar por completo a nossa área externa, deixando de lado limitações de horário.

(Google)

Colocar pontinhos de luz estratégicos em nosso jardim é saber realçar o que nossa área externa tem de melhor. E dar destaque às plantas, flores e árvores frutíferas que planejamos e plantamos com tanto carinho, pois é o mínimo que a gente pode fazer, não é mesmo? Bora fazer valer o esforço e deixar a área externa sempre linda e aconchegante!

(Modern Garden)

Veja só: este jardim é lindo, tem um pergolado tomado por trepadeiras, além de outras plantas ao redor. Sem estas luzes, como as lanternas marroquinas trazendo pontos de luz, ele perderia toda sua graça e beleza. Spots de alumínio no chão também desempenham brilhantemente seu papel, destacando a silhueta das orquídeas-bambu ao fundo:

(Casa e Jardim)

Este jardim vertical de samambaias-do-amazonas fica ainda mais interessante à noite, recebendo a luz de spots quadrados instalados nas vigas de madeira. Seu volume e sua textura ganham destaque e transmitem um efeito superbacana ao ambiente:

(Casa e Jardim)

Aqui, nesta varanda, a iluminação de LED foi inserida no vaso de castanheira-do-maranhão e no vaso de romã. E já que estamos falando de meio ambiente, que tal ser sustentável na hora de utilizar energia para iluminar suas plantas? As lâmpadas LEDs são muito mais econômicas e sustentáveis, pois agridem menos o meio ambiente. Elas convertem em até 40% a energia elétrica que consomem, contra os 5% das lâmpadas incandescentes.

(Casa e Jardim)

O inhame-preto e o pandano, que ficam perto do muro contornando a área, recebem luz direta de spots maleáveis de alumínio:

(Casa e Jardim)

Na hora de escolher a melhor iluminação, analise o que você precisa e que efeito quer causar. Se você tem árvores ou palmeiras de grande porte, opte por lâmpadas como as de vapor metálico: seu fecho de luz pode atingir até 30m de altura, além de ter baixo custo e boa durabilidade:

(Google)

Pronta para sair iluminando seu jardim?


Recebeu nosso e-mail da Semana do Meio Ambiente? Então clique aqui, faça seu cadastro e não perca nenhum!

Poderá gostar também de:

2 comentários para “Semana do Meio Ambiente MMM”

  1. Lari, amei as imagens!!!! dá até vontade de morar em casa!! :) bjos, Ca

  2. Marcia disse:

    Sabe, querida, sempre achei essa coisa de iluminação algo muito especial. Talvez porque sempre tenha morado em casas com luzes muito comuns e simples. Um interruptor, um spot e só… Na casa que pretendo construir um dia, sonho em ter um projeto de iluminação bacana, que me permita criar “efeitos” no ambiente. Bem como esses que você publicou. Amei.
    Beijos.

Deixe um comentário