10
jun
Semana do Meio Ambiente MMM

Os benefícios e as características do telhado verde

Hoje, é a última postagem da Semana do Meio Ambiente aqui no “Minha casa, minha cara”, e também o último dia para você ganhar um brinde supersustentável ao fazer uma compra na nossa loja. Corre que ainda dá tempo de participar, hein? Clique aqui para saber mais. =)

Neste último dia, resolvi mostrar algo supersustentável aqui no blog, que conseguisse fechar com chave de ouro esta semana tão especial. Então, por que não falar do telhado verde?

(Plastolux)

Pouco visto aqui no Brasil, o telhado verde já é a solução ideal em muitos lugares do mundo, para conciliar beleza e funcionalidade com sustentabilidade. Isso porque é fato: não há nada mais bonito do que ver estas casinhas com telhados verdejantes em plena sintonia com a natureza ao redor, não é mesmo?

(Casa e Jardim)

Essas casas parecem até se camuflar em meio às florestas e plantas que têm ao redor, de tão integradas que ficam graças às flores e aos pequenos arbustos instalados em suas coberturas. E, além de bonito e harmonioso, esses telhados trazem enormes benefícios para quem está ali dentro, curtindo seu lar sustentável. Isso porque esse tipo de cobertura é um ótimo isolante térmico, dispensando, muitas vezes, o uso do ar-condicionado. Se você mora em áreas quentes, ele é uma ótima pedida para um lar muito mais fresquinho.

(Casa e Jardim)

Eles também retêm a água da chuva, absorvendo uma grande quantidade de água e amenizando os efeitos das enchentes, além de proporcionar um ótimo isolamento acústico. Funcional e amigo do meio ambiente, não falei?

(InHabitat)

Para quem deseja fazer a experiência e morre de vontade de instalar um telhado verde para sua casa, precisa saber que essa instalação precisa ser feita por especialistas – e muito benfeitas, por sinal. Um telhado mal implantado pode render dores de cabeça futuras, principalmente, se a laje não for impermeabilizada de forma correta. Só quem já sofreu com infiltração sabe como o probleminha é infernal…

Se você não quer isso, procure se informar direitinho e escolher a ajuda de bons profissionais.

(Modresdes)

Qual planta escolher para o telhado? Além da grama normal, o telhado verde pode receber flores e arbustos. Prefira espécies mais resistentes à chuva e à estiagem e que exijam pouca manutenção. Plantas de pequeno porte e crescimento lento facilitarão sua vida, pois você precisará fazer menos podas e menos regas.

(Arquimania)

Se você se empolgou com a ideia, sugiro pesquisar com mais profundidade e correr atrás. Essa ideia é superbacana e tende a ser muito difundida no futuro, até porque, combinar decoração com sustentabilidade tem tudo a ver. =)

Você teria em casa?

Poderá gostar também de:

5 comentários para “Semana do Meio Ambiente MMM”

  1. Regina disse:

    É muito interessante esse tipo de jardim, se eu morasse em um local de temperatura + quente, talvez eu me atresse a experimentar…

  2. Marcelo Terra disse:

    Achei muito interessante a dica, mas como moro numa cidade fria, a idéia não seria muito bem vinda. Tenho pensado muito em teto solar para economizar energia. Já foi postado aqui algo sobre?

  3. MMM disse:

    Ainda não, Marcelo, mas achei uma ótima ideia! =)
    Em breve farei um post sobre, com dicas legais para você!
    Obrigada pela visita!!

  4. Vera Lúcia disse:

    Que encanto de casas , para quem gosta da natureza e de jardins, são de encher os olhos , abraços !!!

  5. Dani disse:

    Amei a ideia!!! vou ter que arrumar uma forma de fazer um telhado verde na minha casa!!!!

Deixe um comentário