31
dez
Série MMM Cores na decoração

Cores e suas divisões: cores primárias

As cores estão presentes em tudo a nossa volta e seria simplesmente impossível imaginar um mundo sem elas. Antes mesmo de saber a melhor forma de combinar todos os tons e variações entre si, é necessário conhecê-las e entender seus grupos e divisões. Afinal de contas, é daí que saíram todas as regrinhas de harmonia e combinações. Pronta para uma aulinha rápida, prática e facinha de aprender? Então, vamos lá!

Esse desenho acima é chamado de roda das cores, ou círculo cromático. Nele, podemos ver uma grande variedade de cores e, para ficar fácil, as dividimos em três principais grupos: as primárias, as secundárias e as terciárias.

Primárias:

São três: amarelo, vermelho e azul. São cores puras e independentes, responsáveis pela formação de todas as outras. Por fazerem parte de um grupo de cores fortes, representativas e vibrantes, é preciso ter cuidado ao combiná-las. O mais fácil e garantido é misturá-las com as demais cores, para o ambiente ficar mais leve e equilibrado.

O amarelo e o vermelho são cores quentes e trazem bastante energia para o ambiente onde se encontram. Elas podem ser combinadas entre si com pitadas de bom gosto, com o marrom e o laranja, que também fazem parte das cores quentes.

Poder, vitalidade, paixão e otimismo são algumas das sensações transmitidas pelo vermelho. Mas é preciso cuidado: se usado em excesso em um ambiente impróprio, pode ser cansativo e estressante. O ideal é aplicá-lo em detalhes ou em cômodos da casa com grande atividade e movimento, como a sala de estar. Nos quartos e outros cômodos, você pode utilizá-lo em uma das paredes para dar destaque. É uma cor de aconchego e proximidade.

O amarelo representa felicidade, alegria, luxo, energia e alto astral. Pode ser usado em detalhes com cores neutras como o preto e o branco, pois cria pontos chamativos e atraentes na decoração. É bem-vindo em cozinhas, salas de estar e jantar, quartos…

O azul é uma cor fria, facilmente harmonizada com as demais cores de seu grupo, como o violeta, o verde e o turquesa. Uma combinação de cores frias é agradável para lugares mais tranquilos e calmos como o quarto e o banheiro. Também são ideais para ambientes de trabalho e locais ligados à área da saúde, pois proporcionam relaxamento.

(Imagens: Casa.abril, Google Imagens e Color Collective)

Como são distribuídas as cores primárias no seu lar?

Poderá gostar também de:

4 comentários para “Série MMM Cores na decoração”

  1. adorei a pagina, continuem
    ellen

  2. ELIZETE PEREIRA DE ALMEIDA disse:

    Amei as dicas, este assunto é muito útil para quem deseja a casa em harmonia como eu.
    Voces estão de parabéns.

  3. ELIZETE PEREIRA DE ALMEIDA disse:

    AMEI, CONTINUEM ASSIM.

  4. [...] fica a coisa marlinda do mundo. Para fazer precisa de um bom feeling e claro, conhecer um pouco da teoria das cores para que o resultado não fique completamente sem pé nem cabeça. Aí é só bolar uma paleta bem [...]

Deixe um comentário