Hoje em dia é cada vez mais raro ver porta-retratos espalhados pela casa com fotos atuais. E nem é difícil adivinhar o porquê, né não? Com as máquinas digitais a gente acabou perdendo o hábito de montar álbuns ou de revelar fotos para expor na decoração da casa, deixando todinhas guardadas somente na memória do computador. O que é uma pena, porque lá elas não têm a mesma graça.
Ontem, dia 8/1, foi Dia do Fotógrafo; data especial dedicada àqueles que têm o olhar treinado, capaz de capturar a beleza nos lugares e momentos mais inusitados. Pensando em homenagear estas pessoas supercriativas e em deixar a nossa casa ainda mais feliz, que tal decorar seu lar em 2012 com sorrisos e cenas de muita alegria? Simples, barato e eficaz, posso garantir.
Não se limite a pensar nas soluções comuns. Porta-retratos são legais, mas a gente pode inventar muito mais com algumas fotografias bonitas em mãos. =) A Ana Medeiros mostrou no final do ano uma ideia bem fácil de fazer em casa: potes de maionese ou vidros de azeitona substituindo porta-retratos.
Para reproduzir a ideia é só xerocar em boa qualidade as fotos que você for usar, recortá-las e colar dentro do pote. Simples e bonito! Veja o vídeo do passo a passo clicando aqui.
Até mesmo no quarto do casal dá pra inventar uma moda diferente. A mini prateleira ali perto da cama, ampara várias fotos com molduras de diversos tamanhos, para um efeito “arrumei assim, meio sem querer”. Lindo demais:
Faltou espaço nas paredes? Tem problema não. Olha só a ideia desta família: souberam aproveitar a estrutura de metal da escada para transformá-la em uma galeria de fotos. Para segurar todas as imagens ali, é só colocar ímã.
Bandejas e travessas de brechó ganham vida nova com fotografias grudadas na sua superfície. Molduras inusitadas para acabar com a mesmice do seu lar:
Dá pra fazer tanta coisa com janela antiga, né? Por isso, jamais pense em jogá-las fora. Se for substituir a sua por outra novinha, ou se tiver a sorte de encontrar uma abandonada por aí, coloque em prática este projetinho supercharmoso: porta-retrato em tamanho grande. No lugar dos vidros, fotos da família, com momentos deliciosos e muitos sorrisos.
Se a estrutura da janela estiver acabadinha, é só lixar bem e pintar com a tinta que você quiser.
Pranchetas antigas de escritório coladas na parede: ideia bem interessante para quem gosta de mudar o visual da decor o tempo todo. Troque as fotos, coloque pôsteres, cartões comemorativos bem coloridos, etc. Um prato cheio para o seu desassossego decorativo:
E aí, pronta para revelar suas fotos preferidas e espalhá-las pela casa?








Faz tempo que meu marido quer jogar a antiga porta da garagem no lixo, e eu nunca deixei. Já tinha visto várias ideias para utilizá-la mas ainda não tinha me motivado, mas esta ideia de colocar as fotos da família (Parallel 39) é contagiante. Já tenho um projeto para os finais de semana
Adorei!
Eba! Fico feliz que a gente tenha ajudado você a se inspirar, Andréa. =)
Com certeza sua porta vai ficar superlinda com esta reforma.
Beijos!
Ameeeeii essas ideias!!
Gosto muito de fotografar e muito mais de ter as fotos impressas. Com esse post, vejo novas possibilidades de expor.
beijoca
=D
Que delícia ler isso, Nena! =)
Se você saiu daqui com novas ideias na cabeça, nosso trabalho foi cumprido! Hehe
Beijoca
Muito criativa a ideia de expor fotos em pequenos varais.E mais diferente ainda as fotos expostas em pranchetas.
Eu tenho 18 anos e queria um quarto com um ar jovem,mas que não fosse infantil,sabe?E quando eu vi suas fotos,ameeeeei a ideia do varal.E é claro que eu vou ter um só pra mim né?Afinal,eu amo fotos! Beijiiim! ;*
Oi Mayara! Fico feliz que você tenha conseguido encontrar aqui uma inspiração legal para o seu quarto. Tenho certeza que vai ficar lindão!!
Depois manda as fotos quando ele tiver pronto pra gente ver!
Beijoca
Como eu não encontrei esse #Blog antes?!
Simplesmente amei todas as idéias! Estão me inspirando muitoooo! #Parabéns!
Adorei as idéias. Já fiz coisas parecidas,tipo coluna da casa,armários,etc.Mas a idéia dos potes e da escada amei.
Nossa, que ótimo ler isso, Suellen! Obrigada pelo comentário =)
Beijoca
Oi, adorei as diversas idéias, tenho um corredor que vai para os quartos e banheiros, sem decoração alguma e isso sempre me incomodou, então vou encher as paredes de fotos, rsrsrs…..Beijos!!!!!
Hahaha, boa solução, Suely!
Manda a foto com o resultado pra gente, depois!
Beijoca
Amei, idéias criativas e diferentes para ousar a vontade parabens á todos!!!!
Lindooooooo, tudo muito original e com objetos que temos ao alcance e que por vezes estão inutilizados. Vou incrementar concerteza a decoração do meu quarto com estas idéias…
Obrigada, Daniele!
Volte sempre e comente sempre! rs
Beijoca
[...] já sabe que eles são perfeitos para serem usados como porta-qualquer-coisa em casa. Até como porta-retratos a gente já viu que os potes de vidro dão conta do recado. Transformá-los em vasos de flores [...]